quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Argumentos emocionais


       O lado racional (o lado do equilíbrio emocional) tende a tomar decisões pela lógica, pelo que é correto, ou moralmente correto. Buscamos argumentos, nos baseamos em evidências para possuirmos uma posição e depois tendemos a tomar uma decisão. 

       Mas e o lado emocional como ele funciona?



       Perceba que o lado emocional é completamente diferente. O lado emocional não busca pelo que é moralmente correto, não procura o que possuí lógica, não precisa de evidências ou provas. O lado emocional decide entre o certo e o errado, em relação aquilo que te trará maior prazer, satisfação, sentido. 
  

            Neste caso não importa o que é moralmente correto ou que faça lógica, o lado emocional diz que o que é certo, é o que te faz feliz. Neste caso poderíamos trair alguém que seria visto como positivo pelo lado emocional, como certo, pois trouxe prazer, felicidade e satisfação. Perceba que isso não faz sentido algum de forma racional, já que envolve o sentir, envolve estar bem com a situação de forma emocional.



      Dica: o bom dessas frases é que descobrimos pessoas que tendem para o lado de imaturidade emocional, pois o que importa para essas pessoas é o que elas sentem em relação aquilo que elas fazem que traga felicidade.  

      Por outro lado, o lado emocional traz aversão a tudo aquilo que não traz satisfação e prazer. Alguém poderia negar evidências que mostram que o que a pessoa diz ou o que segue é uma farsa. Perceba que está pessoa não deixaria o que acredita simplesmente porque alguém trás provas ou evidência. Quando estamos envolvidos emocionalmente com o que acreditamos ou gostamos, não apreciamos que alguém apareça e nos diga que o que seguimos ou acreditamos é uma farsa, não existe, é uma ilusão. Poucos apreciam pessoas que não tem medo de dizerem o que acreditam ou estão prontas para ouvir.

      Como estamos envolvidos com o que acreditamos ser 'nossas verdades', evitamos tudo aquilo que vá contra o que acreditamos ou que vá contra 'nossa verdade'. Lembrando que se essa 'verdade' nos traz prazer, satisfação, conforto, nos faz sentir bem, porque abriríamos nossos braços para alguém que quer tirar nossa felicidade em relação ao que acreditamos? Intrigante não é?


0 comentários:

Postar um comentário